Marcos 4:35-41 Marcos 4:35
Nem sempre é fácil passar para a outra banda. São incómodos que podem acontecer, é tempo que se gasta, é dispêndio de forças, são contra-tempos e, às vezes, para nada. Estamos aqui tão bem, porque haveremos de passar para a outra banda? Os que lá estão que se arranjem, que tratem da sua vida. Nós já temos preocupações que cheguem.
Esta é uma posição egoísta. Jesus, embora soubesse que ia ali para libertar uma só alma, pois todos os outros O rejeitariam e mandariam embora, foi. Foi, expulsou os demónios do homem, libertando-o, e voltou. Tanto esforço por uma só alma, mas Jesus foi. Enfrentou o mar encapelado, enfrentou a fúria dos que se dedicavam ao mercado ilícito da criação de porcos, mas foi e salvou aquele homem. Para Deus, para Jesus, uma alma vale mais que o mundo inteiro.
Pelo Seu acto de amor, libertando aquele homem do poder do maligno, violento e tumultuoso, que escravizava aquela alma, Jesus tornou-se "persona non grata" naquele lugar e teve de voltar ao ponta de partida. Deixou para trás um homem libertado de Satanás, um salvo, uma testemunha do que Jesus pode fazer. Valeu a pena ter "passado para a outra banda".
É fácil fazer o que muitos de nós fazemos - acomodados, sem fazer nada, sem, despertar reacções contrárias. O que é difícil é passar para a outra banda. Jesus passou, enfrentou as forças contrárias, venceu. Nós, como Seus discípulos e imitadores, também devemos atravessar o lago das dificuldades e fazer a obra do Senhor, na certeza de que com Jesus vale sempre a pena.
Jesus passou para a outra banda, sofreu dificuldades, operou a salvação de um endemoninhado e voltou para continuar a obra que tinha começado do lado de cá.
Vale a pena seguir o exemplo de Jesus, ainda que seja custoso. Os resultados valem as dificuldades.