"Eu te dei por atalaia sobre a casa de Israel; e tu da minha boca ouvirás a PALAVRA e os avisarás da minha parte" (Ezequiel 3:17) . Fomos constituídos atalaias sobre a casa do Senhor. Deu-se-nos uma tremenda responsabilidade, pois, se alguém morrer por falta de aviso, somos responsáveis por essas mortes.
O atalaia tem que estar sempre alerta. Não pode dormir, nem sequer tosquenejar. Qualquer falha pode significar a morte da sentinela e a perda da cidadela.
Ser atalaia é uma grande responsabilidade, mas também é uma maravilhosa bênção -- "Saiba-se que aquele que fizer converter, do erro do seu caminho, um pecador, salvará da morte uma alma e cobrirá uma multidão dde pecados" (Tiago 5:20).
Como atalaia, o cristão deve vigiar sobre a sua própria vida, para que o "velho homem" da corrupção não faça destroços sobre a igreja do Senhor, e vigiar pela pureza da doutrina (Actos 20:28-31; Romanos 16:17; Efésios 4:14; II Timóteo 3:10).
Sejamos atalaias responsáveis, dando o toque certo no tempo certo, porque se a trombeta der o sonido errado, quem se preparará para a batalha? (I Coríntios 14:8)