Lucas 2:39-52 Lucas 2:49
Quando Jesus tinha doze anos foi levado por Seus pais, oficialmente, à cidade santa de Jerusalém. Talvez para iniciá-lO nas responsabilidades de um menino judeu para com o templo e torná-lO uma pessoa em tudo cumpridora para com Deus, Sua casa e Suas Leis.
Que pensaria Jesus? Apenas no cerimonialismo, na grandeza do templo, nas tradições? Embora só com doze anos e com a educação religiosa do lar e da sinagoga de Nazaré, pensamos que Jesus tinha o sentido de adorar e servir a Deus de coração, aprendendo. Não esquecer que, três dias depois da festa, Jesus se embrenhou entre a multidão e foi encontrado, por Seus pais adoptivos, no templo, no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os acerca das coisas de Deus.
A resposta que deu os pais demonstra que Ele agiu de propósito, com pensamentos definidos - interrogando os mestres; respondendo aos mestres com verdadeira sabedoria. Talvez naquelas salas interiores do templo, com Jesus ao meio, estivessem homens como Hilel, Shamai, Nicodemos, Gamaliel, Simeão, Jonatã e outro "fina flor da sabedoria" judaica. Não meteram medo a Jesus, antes, O ouviram e interrogaram.
Jesus foi ao templo para adorar e aprender. O que é que nós vamos fazer à Casa do Senhor? Mostrar-nos? Ver como se vestem os outros? Demonstrar a nossa voz e a nossa sabedoria? Jesus foi ao templo adorar e aprender dos negócios de Seu Pai.
Jesus não se queria mostrar, nem dar numa de mestre, como querem fazer crer alguns escritos apócrifos. Ele foi com humildade à Casa do Senhor fazer o que todos lá devemos ir fazer - adorar, louvar e servir.
Jesus era um menino humilde, por isso, quando voltou com Maria e José para Nazaré, "era-lhes sujeito".
Irmãos e amigos, interessemo-nos mais e mais pelos negócios do nosso Pai do Céu, estudando a Sua Santa Palavra, em nossos lares e também no templo do Senhor, como o fez Jesus, nosso Mestre.