Marcos 2:1-12 Marcos 2:5, 11
O problema do perdão dos pecados tem sido debatido desde antes do Senhor Jesus. Segundo os religiosos do tempo de Jesus, só Deus pode perdoar pecados (Marcos 2:7). Na verdade tinham razão. SÓ DEUS PODE PERDOAR PECADOS.
Nenhum profeta antes de Jesus, nenhum religioso dos tempos de Jesus, nenhum santo, santinho, senhor ou senhora pode perdoar pecados. Só Jesus, Deus feito homem, pode perdoar pecados, por ter satisfeito, com o derramamento do Seu sangue na cruz, a propiciação pelos pecados dos homens.
Mas, então, e os apóstolos? Não lhes disse Jesus, depois de ressuscitado e "assoprando sobre eles o Espírito Santo, aqueles a quem perdoardes os pecados, serão perdoados, e a quem os retiverdes, serão retidos"? Isto é verdade e está certo. Eles, indo no poder do Espírito Santo, levavam consigo, até aos homens perdidos, o perdão ou a retenção dos pecados. O Espírito Santo, Deus com o Pai e com o Filho, que eles anunciavam, perdoava e retinha os pecados. Não eram os homens que perdoavam. Era Deus que perdoava, eles eram apenas os canais para levarem o perdão dos pecados. Isto é real ainda hoje, quando os santos anunciam que Cristo é Senhor e Salvador, porque pagou com Seu sangue o preço dos nossos pecados.
Que grande responsabilidade e que grande privilégio Deus nos confiou - Levar ao mundo, em Cristo, o perdão dos pecados! Não deixemos de cumprir a Obra que o Espírito Santo nos confiou - Pregar o Evangelho a toda a criatura! A Boa Nova é que Cristo nasceu segundo as Escrituras, viveu, morreu, foi sepultado e ressuscitou, para que fosse possível o perdão dos pecados. Aleluia!