Marcos 1:9-13 Marcos 1:9
"Sendo Jesus de quase trinta anos (Lucas 3:23), foi baptizado por João, no Jordão (Marcos 1:9), sendo, como se pensava, filho de José" (Lucas 3:23).
O baptismo é uma das duas ordenanças de Jesus - baptismo e Ceia do Senhor - que significa a nossa identificação com Ele. Morremos para o mundo e levantámo-nos para uma nova vida em Cristo. Não serve para lavar pecados ( Jesus nunca teria sido baptizado, pois nunca conheceu pecado), nem para nos abrir a porta do céu, nem para nos conferir qualquer graça.
O baptismo é uma ordem de Jesus a todos os novamente nascidos - "necessário vos é nascer de novo" - , isto é, os que já sentiram os seus pecados, se arrependeram e os confessaram a Deus, crendo na eficácia da Obra redentora de Cristo no Calvário. "Cristo morreu pelos nossos pecados". O baptismo é, portanto, um símbolo da fé cristã (Romanos 6:2-5; Colossenses 2:12). Significa a nossa morte para o pecado e a nossa ressurreição para andarmos em novidade de vida.
Se assim é, porque foi Jesus baptizado? Ele não tinha pecados para se arrepender. Ele é a plenitude da novidade de vida, pois é a própria vida. Porque foi baptizado então?
É o próprio Jesus que nos dá a razão para o Seu baptismo, quando esclarecia as dúvidas de João, em Mateus 4:14-15 - "Deixa por agora, porque assim convém cumprir toda a justiça". Jesus tinha as Suas razões. A nós compete-nos aceitá-las, pois "Ele é o amado Filho de Deus, em quem Deus se tem comprazido" (Mateus 4:17).
Sabemos coisas indesmentíveis sobre o baptismo, tais como: