Actos 5:17-42 Actos 5:42
O sinédrio mandou encarcerar os Apóstolos na prisão pública, para que não testemunhassem mais de Jesus, nem da Sua mensagem redentora. Não valeu de muito, pois "durante a noite, o anjo do Senhor abriu as portas da prisão, libertou os servos do Senhor e disse:-lhes:- ide, apresentai-vos no templo e falai ao povo todas as palavras da vida" (Actos 5:19-20).
Quando estamos no Senhor e com o Senhor é assim. Nada, nem ninguém nos poderá impedir de falar as palavras de vida eterna. Nem homens, nem ameaças, nem açoites, nem cadeias, pois com Cristo somos mais que vencedores. Foi assim com os apóstolos prisioneiros. O anjo do Senhor os libertou e eles foram anunciar Cristo, o Salvador, no templo. Que importância tem o poder daqueles que podem destruir o corpo, mas nada podem contra a vida que recebemos de Cristo. Os opositores da Palavra serão sempre derrotados, foi a conclusão a que chegou o fariseu Gamaliel e é a "prova provada" pelos séculos decorridos.
Morrem os perseguidores, tornam-se em cinzas os destruidores de Bíblias e assassinos de crentes, mas a Palavra do Senhor permanece e não passará. Cuidado, "não aconteça que, também vós, sejais achados combatendo contra Deus". É um combate destinado ao fracasso.
Os discípulos, depois desta vitória sobre os fanáticos saduceus (Actos 5:17) foram para casa regozijados, não por terem derrotado os impantes religiosos, mas "por terem sido achados dignos de padecer afrontas pelo Nome de Jesus".
Porque ficamos nós felizes? Por termos humilhado os inimigos, pela sua derrota? Ou porque Cristo venceu por nós e o Seu Nome foi tornado mais glorioso?