A primeira promessa de Deus para o homem caído vem imediatamente a seguir à queda do mesmo: - "e porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua semente e a sua semente; ela te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar".
De imediato, Satanás começou a ferir o calcanhar da semente da mulher. E como o tem magoado! Aqui, transformou-o num fraticida; ali, num adúltero sem escrúpulos; acolá, num ladrão violento; mais adiante, num pedófilo. Ora um traficante de carne humana, ora um vendilhão sem escrúpulos, que vende a própria irmã e até a mãe. Ele tornou o homem num infeliz canceroso e ulcerado, desde a planta do pé até à cocuruta da cabeça (Isaías 1:6).
Deus, na plenitude do tempo enviou o Seu Filho, nascido de mulher... para remir, buscar e salvar os que se haviam perdido. Ele morreu pelos nossos pecados, pagando, assim, a nossa dívida, vencendo Satanás, o pecado e a morte (Gálatas 4:4; I Coríntios 15:2; I Pedro 1:18-19; 2:24)
Ele esmagou a cabeça da serpente quando, na cruz, consumou a redenção da humanidade -- "Está consumado, nas Tuas mãos, ó Pai, entrego o meu espírito" (João 19:30)
Deus prometeu; Deus cumpriu; Deus cumprirá todas as Suas promessas.
Confiemos e esperemos, regozijando-nos e alegrando-nos porque Ele é fiel, não pode negar-Se a Si mesmo" (II Timóteo 1:11-13).