Job 9:1-12 Job 9:2
Este texto de Job tem um conjunto de perguntas bem difíceis de responder, entre as quais a que dá o título a este momento devocional - Como se justificaria o homem perante Deus? Qualquer pessoa, com um mínimo de inteligência e com a capacidade para aceitar a existência de um Deus santo, verdadeiro e justo, concluirá que não há escapatória. Não temos nenhuma capacidade, nem possibilidade de nos justificarmos diante de Deus.
Escolhemos desobedecer a Deus, fazer voluntariamente o que é mau aos Seus olhos. Agora, como escaparemos nós de uma tão terrível condenação?
Muitos têm tentado arranjar uma solução, buscar uma saída, desde as muitas e muitas religiões aos sofisticados estratagemas teológicos, até à busca de justiça própria e boas obras que agradem a Deus, mas nada chega, tudo isso não passa de trapos imundos e sem valor aos olhos de Deus. A pergunta subsiste - Como se justificará o homem perante Deus?
Todos são pecadores, todos se tornaram imundos aos olhos de Deus e, nessa qualidade, não podem servir para justificação.
Só há uma resposta para essa pergunta - O AMOR DE DEUS. Deus amou o mundo de tal maneira que, graciosamente, deu o Seu Unigénito Filho, santo, puro, verdadeiro e justo, para Se oferecer como sacrifício de redenção para o homem perdido. O amor gracioso de Deus é a resposta para o nosso problema, pois Jesus, o Seu Filho, "não teve por usurpação ser igual a Deus, mas despojou-Se da glória que tinha nos céus", fez-Se homem, em tudo semelhante a nós, para morrer e, com Seu sangue, pagar as nossas dívidas para com o Pai.
Deus não podia ignorar o nosso pecado, pois isso seria uma contradição à Sua justiça e santidade. O nosso pecado tinha que ser pago. Deus deu o Seu Filho, Este, Jesus, aceitou o encargo e morreu pelos nossos pecados, na plenitude dos tempos. Agora basta que nós aceitemos o que Cristo fez por nós para sermos justificados dos nossos pecados.
"Sendo justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo". A resposta à questão de Job é: - O homem será justificado pela fé na Obra de Cristo Jesus, o Filho de Deus.