Efésios 2:1-10 Efésios 2:8
Poucas coisas estão mais clarificadas que a salvação dos homens perdidos - "Pela graça sois salvos, por meio da fé (em Jesus); isto não vem de vós é um dom de Deus".
A salvação está concretizada por Jesus e nós apenas temos que confiar na Obra que Ele realizou no Calvário. Pela graça de Deus (favor que nós não merecemos, mas que Ele nos dá), nós somos salvos.
Mas então não são precisas as boas obras? Para sermos salvos, não; mas não conheço nenhum salvo que não se dedique, com prazer e gratidão, a fazer as boas obras e tudo o que é agradável aos olhos de Deus.
Se isto não acontece na vida de muitos cristãos - muitos frequentadores de igrejas, muitos que batem com a mão no peito, dizendo "Senhor... Senhor..." - é porque ainda não são salvos. Ainda não nasceram de novo pela regeneração e renovação do Espírito Santo. Ainda não são nova criação em Cristo Jesus.
Mas, o que é a "graça de Deus"? A graça não é uma forma de indulgência que Deus usa para esquecer e ignorar os nossos "pecadinhos", que julgamos sem muita importância. Também não é o reconhecimento das nossas tentativas para Lhe agradar, nem ainda a presunção duma justificação a qualquer preço, porque o pecado tem mesmo que ser pago.
A "graça de Deus" é um favor que o "Deus de toda a graça" (I Pedro 5:10) nos concede, sem que o mereçamos, mediante a nossa fé no sacrifício vicário de Cristo. A "graça" é uma característica do nosso Deus, que Ele nos dá, mas que Lhe custou um alto preço, um custo incalculável às nossas mentes (Romanos 8:32). Não podemos fazer nada para a merecer. Ele no-la dá e nós temos que a aceitar de todo o coração.
Dá de mão a todas as coisas deste mundo e abarca, com todo o coração, a GRAÇA DE DEUS e tu serás salvo. Simples? Sim, para mim e para ti, mas tremendamente custoso para Deus, que teve que dar o Seu Filho para morrer pelos nossos pecados.