João 1:1-11 João 1:1-2
Nicodemos, cujo nome significa vitorioso sobre o povo, era um fariseu, líder em Israel e membro do colégio religioso que governava o povo. Era um homem erudito e bem instruído na Lei de Deus (mestre em Israel), mas, pelo que parece, era um coração insatisfeito, faminto do verdadeiro Deus.
Durante a noite, ele foi procurar Jesus, para saber sobre a vida eterna. Foi em busca do verdadeiro alimento para a sua alma.
É bom cairmos em nós, vermos as nossas falhas, os nossos pecados e procurarmos Aquele que nos pode aliviar, esclarecer e suprir todas as nossas faltas. Foi assim com Nicodemos, de tal maneira que ele foi um dos senadores que não concordou com a morte do Senhor Jesus. Também ele e José de Arimateia trataram de todas as formalidades para o funeral do Senhor.
Nicodemos foi ter com Jesus, aceitou-O como Senhor e foi-Lhe fiel.
Já procuraste Jesus para resolução dos teus problemas? Já recebeste d'Ele a salvação da tua vida? Nicodemos teve uma maravilhosa experiência com Jesus! Marcou a sua vida para sempre.
Por três vezes, no ministério de Jesus, Nicodemos esteve ao lado do Mestre da Galileia, para O defender. O que é que acontece connosco quando temos de ficar ao lado de Jesus? Acobardamo-nos num mutismo ou defendemo-lO? - Pode alguém ser condenado sem ser julgado? (João 7:50-52); ou afastamo-nos, negando-Lhe os nossos préstimos? (João 19:39-40)
Bem-aventurados os que crêem e esperam no Senhor, mesmo em circunstâncias terminais, porque eles serão consolados e recompensados.