João 3:1-21 João 3:16
Quem é Deus? Como é Deus? Qual a natureza de Deus? Como podemos provar a existência de Deus?
Vamos começar pela última questão. Ninguém pode provar cientificamente a existência de Deus. O homem ainda não conseguiu demonstrar a "partícula de Deus". Por mais experiências que faça, por mais e maiores aceleradores de partículas que construa, por mais "quânticas" que imagine, não conseguiu, nem consegue provar a existência de Deus. Mas, uma coisa é certa, por todas e mais algumas experiências que faça, também não consegue provar a não existência de Deus. Deus não tem peso, nem medida, nem forma visível pelos nossos olhos. Não é táctil, nem provável pelas papilas gustativas, nem é sensível à pituitária. Ele está para além de tudo isso e por isso mesmo é Deus.
Então, quem é Deus? Deus é uma Pessoa Espírito, Omnipotente, Omnipresente, Omnisciente, Eterno, Infinito, Auto-existente, Imutável, Justo, Perfeito, Santo, Verdade, Amor, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis, Sustentador dos universos, Salvador dos homens perdidos e Juíz inapelável dos ímpios.
Como é Deus? Ninguém jamais viu a Deus e só o Filho Unigénito, que está no seio do Pai, O tem revelado ao mundo. É olhando para o Filho e vivendo no Filho que podemos saber como é Deus - o infinito da perfeição em todos os níveis.
Deus revela-se como PAI, eternamente criando, sustentando e amando; como FILHO, eternamente amando e salvando; como ESPÍRITO SANTO, eternamente ensinando e aplicando a Palavra. Três pessoas distintas, com obra e atributos distintos, mas que formam um só Deus.
O nosso texto diz-nos que Deus amou o mundo e deu o seu Filho Unigénito para salvação dos homens pecadores. Embora, muitas vezes, Deus seja apresentado pelos homens como um Deus irado, vingativo, justiceiro, a grande verdade é que DEUS É AMOR. Deus ama o homem perdido, embora odeie o pecado que enche o seu coração. Deus é amor, que Se dá a Si mesmo para salvar o homem do pecado. Deus é amor, que perdoa, lava e esquece os nossos pecados.
Despeja-te, esvazia-te de todo o pecado e enche-te do Deus Amor, que quer encher a tua vida de felicidade e bênção. Com Ele no coração, não será mais tu, mas Ele em ti.