João 21:15-25 João 21:15-17
Jesus perguntou três vezes a Simão Pedro se O amava. "Tu amas-Me mais do que estes, Simão?..." "Simão, amas-Me?..." E ainda uma terceira vez - "Simão, amas-Me (mesmo)?..."
Não foi sem motivos muito sérios e importantes. Às vezes gosto de perguntar à minha esposa, por brincadeira ou por prazer de ouvir que sou amado, "amas-me?". Jesus, porém, tinha motivos muito mais importantes para fazer a pergunta a Pedro; não por não saber qual era a resposta, mas para que Pedro introspectivasse bem a resposta e nunca jamais esquecesse o grande amor que devia a Jesus. Alguns dias antes tinha-O negado, cobardemente, três vezes; era bom que esta tríplice afirmação de amor jamais fosse esquecida.
Na terceira resposta Pedro não diz a Jesus somente que era seu amigo, que lhe tinha amizade, respeito, mas diz: - "Senhor, Tu sabes que Te amo" de todo o coração, acima de todas as coisas. É interessante notar que, na língua grega, Jesus perguntou sempre a Pedro se O amava com a mesma palavra . agapeon - e Pedro respondeu com o verbo fileon (que significa ter amizade, ser amigo, etc.) e só na última resposta emprega o verbo que significa amar de todo o coração.
Nós não podemos ser só amigos, camaradas de Jesus. Devemos ser servos que O amam de toda a alma e de todo o entendimento. Este é o verdadeiro amor que devemos ter para com Jesus e que é caracterizado em I Coríntios 13 (leia este capítulo).
Jesus, então, encarregou Pedro de cuidar das Suas ovelhas. Revestido desse amor verdadeiro, ele seria um vencedor em Cristo Jesus, que é o Bom Pastor (Salmo 23).
Pedro era agora um Pedro novo, humilde, firme na fé e no amor ao seu Salvador. Um Pedro pronto para cuidar do rebanho do Senhor.