Actos 26:13-19 Actos 26:16
A visão que Paulo teve no caminho de Damasco não foi apenas para que ele conhecesse Jesus e fosse salvo, mas foi também para lhe dar directrizes de vida e orientação espiritual. Deus orientou-o clara e firmemente sobre o que seria a sua vida dali para diante.
A grande lição é que, conforme o próprio Paulo afirma (v. 19) perante o rei Agripa, ele não foi desobediente à visão celestial, que é como quem diz às orientações divinas.
Precisamos, hoje, de homens que, como Saulo, ouçam a voz de Deus, discirnam a Sua vontade e, custe o que custar, não sejam desobedientes à visão celestial.
Deus disse-lhe: - "levanta-te, põe-te sobre os teus pés, porque por isto te apareci, para te pôr por ministro e testemunha, tantos das coisas que tens visto, como daquelas pelas quais te aparecerei ainda". Paulo aceitou o desafio e, já velho, cansado e preso, podia dizer: - "combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a fé; agora, só espero a coroa da justiça que me está reservada pelo Senhor, Justo Juiz..." (II Timóteo 4:7-8).
Paulo foi um herói da fé cristã. Não foi desobediente à visão que Deus lhe deu. Cumpriu a Sua vontade. Não basta saber que Deus redime o mundo, não chega saber que podemos ser salvos e que o mundo pode conhecer Jesus como Salvador, é preciso ter um relacionamento santo com Jesus e não sermos desobedientes às directrizes que Ele deixou para a nossa vida - "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho... quem crer será salvo, mas quem não crer já está condenado e a ira de Deus sobre ele permanece". É preciso ser testemunha de Jesus em todo o tempo.
Como estamos a aceitar o desafio de Jesus para nós? Ele nos escolheu com uma missão para nós - "por isso te apareci". Estamos a desempenhar a nossa missão ou estamos mornos, nem frios, nem quentes, como a Igreja de Laodiceia? (Apocalipse 3:14-22).