Salmo 89:1-13 Salmo 89:13
Muitas vezes temos sido confrontados com discussões sobre o carácter de Deus, em virtude das mais diferentes catástrofes, naturais ou não, que têm acontecido no mundo. Aqui, foi o afundamento de um barco, em que morreram centenas e centenas de pessoas; ali, foi a queda de uma grande aeronave, que vitimou, homens, idosos e crianças, que em nada contribuíram para o acidente; além, foi um incêndio, que carbonizou dezenas de pessoas, etc., etc.. Às vezes também acontece que, milagrosamente, um avião em chamas aterrou em segurança e ninguém morreu; e navio perdido foi encontrado e, por sorte, todos os passageiros estavam bem.
No caso de tudo correr bem, foi o piloto ou o timoneiro ou as forças de intervenção que fizeram milagres, o impossível. Há que louvá-los, homenageá-los, dar-lhes honras e tributos, porque foram heróis. E às vezes foram, ninguém nega isso. Se as coisas correram mal e todos morreram, logo se levanta a questão : - Onde estava Deus? Que Deus é esse que deixou morrer mulheres e crianças indefesas? Onde está a clemência e a misericórdia de Deus?
Como nós somos injustos para com Deus! Esquecemo-nos que nós, homens, na nossa ânsia do amor ao dinheiro, não respeitámos as leis naturais e contrariámos a Sua vontade. Deixou-se que aquele avião fosse para o ar com demasiado tempo de voo sem as necessárias revisões; não houve preocupação com aqueles "rebites" que estavam desgastados pelo uso; Não se viram aquelas rachas na montanha, nem que o gelo estava a desprender-se naquela falange; que a ponte já não oferecia as condições de segurança para ser atravessada por camiões, etc., etc..
É fácil lançar sobre Deus as culpas da nossa negligência e das nossas responsabilidades. É fácil dizer : - Não fui eu, foi a Eva, ou, não fui eu, foi a cobra; não fui eu, foi aquele. Todos temos grandes responsabilidades e foi por isso que Ele (Deus) nos deu livre arbítrio, liberdade de escolha.
Deus está sempre pronto a ajudar-nos com Seu braço forte, poderoso, e a Sua dextra ágil. O que não pode é contrariar as Suas leis de amor. Entreguemos-Lhe os nossos caminhos, façamos o que Ele nos manda e veremos que, de facto, Deus é bom, misericordioso e Santo.
Se crermos e esperarmos n'Ele, constataremos que o Seu braço forte está estendido para nos ajudar.