Actos 2:32-36 Actos 2:36
Este foi o primeiro grande sermão oficial de Pedro, no primeiro Pentecostes, depois da morte, ressurreição e ascensão de Jesus. Foi um sermão como que em resposta à calúnia de que os discípulos, que naquela dia falavam das grandezas de Deus, estavam "cheios de mosto", bêbados. "Seja-nos notório que estes homens não estão embriagados, sendo a terceira hora do dia (9 horas da manhã), mas isto é o cumprimento da profecia do profeta Joel - o derramamento do Espírito Santo - pelo que acontecerá que, desde agora, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo.
Neste sermão, Pedro apresentou Jesus como varão aprovado por Deus, com maravilhas, prodígios e sinais, que Deus fez por Ele, e de que todos os judeus tinham sido testemunhas; disse que Jesus foi dado por Deus para que eles (judeus) o crucificassem e matassem, por mãos injustas; disse também que Deus, como estava profetizado, não O tinha deixado na sepultura, mas, antes, O ressuscitou ao terceiro dia, de que todos eles eram testemunhas.
"Por isso, Deus O ressuscitou, O exaltou e derramou, agora, o Espírito da promessa, como vedes e ouvis".
Assim, concluiu Pedro, "saiba pois, com certeza, toda a casa de Israel, que esse Jesus, a quem vós crucificastes por mãos estranhas, Deus O ressuscitou e exaltou, fazendo-O Senhor e Cristo"
"Agora, arrependei-vos e cada um de vós confesse os seus pecados e creia no Nome de Jesus, para perdão dos pecados e recebereis o dom do Espírito Santo".