João 1:15-23 João 1:18
Há dias, em conversa com um amigo que, sendo agnóstico, na área teológica é sempre sarcástico, escarninho e zombeteiro, me provocou, dizendo: - Mas, no final, onde está Deus que nunca o vi? Vejo por aí bonecos de pedra, pau e até de ouro, mas penso que não crês que isso seja Deus. Certo?
- Não. Não creio que isso tenha algo a ver com Deus. Isso, quando muito, são ídolos, imagens de escultura, que Deus proíbe de adorar e servir e, até mesmo, fazer. Para mim, Deus é o Espírito Eterno, Imutável, Santo, Omnipotente, Omnisciente, Infinito, Verdade, Amor, Justiça, Criador de todas as coisas e, para responder à tua pergunta, Omnipresente.
- Ah! Então também está na casa de banho, nos esgotos da miséria do mundo, nos antros de prostituição, da máfia... enfim, também está no inferno?
- Bem, podemos ser livres para dizer tolices, mas, para sermos blasfemos, entendo que é um campo complicado e perigoso, porque "horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo". É perigoso brincar com Ele. Mas eu respondo-te onde Ele está. "Onde dois ou três dos Seus santos estiverem, Deus está no meio deles". É um Deus presente. Ele está com os Seus e os Seus estão com Ele. Sim, eu nunca O vi, nem O apalpei, nem O cheirei, mas já tomei o gosto de estar com Ele e de ouvir a Sua Palavra. Deixa-me que te diga, é muito bom ouvir os Seus conselhos. Se tu quiseres experimentar...
- Eu? Alguma vez poderia aceitar uma patetice dessas, criada pelos religiosos para drogar as "massas"? Não, dispenso!
- Mas, tens alguma coisa melhor?
- Não, mas não vivo de ilusões. Amanhã serei um minúsculo grão de pó neste grande cosmos que é o Universo.
- Pois eu serei um filho amado a viver com um Pai poderoso, amoroso e sempre pronto a satisfazer os meus anseios de homem inteiro - corpo (c/ alma) e espírito.