Lucas 16:19-31 Lucas 16:23
"Hades" não é exactamente "inferno". Significa "lugar de mortos". Todos quando morrem, seu "corpo volta ao pó, de onde veio, e o espírito volta a Deus, que o deu" (Eclesiastes 12:7). Todos os espíritos dos que já morreram e dos que hão de morrer, até à 2ª vinda de Cristo, vão para o Hades ou Sheol. Isto não significa que vão para o inferno. O Hades está dividido em lugar de mortos em sofrimento (o caso do rico da parábola em foco) e em lugar dos mortos fiéis a Deus e que confiaram n'Ele com todo o coração (o caso de Lázaro) (Lucas 16:24-25).
Feita esta destrinça, impõe-se-nos perguntar: - o inferno existe mesmo? O inferno não será um mito criado só para amedrontar os "papalvos"? O inferno não é uma invenção da religião que, como disse o outro, é "o ópio da humanidade"?
Segundo a Bíblia, o espírito do homem não morre como o corpo. Desintegra-se do corpo, que volta ao pó, mas o espírito continua a viver (ler com atenção Lucas 16:19-31). O espírito de quem não se arrependeu e não foi salvo vai para o hades lugar de sofrimento e, no final dos tempos, para o inferno, onde já estará o diabo, a besta e o falso profeta (Apocalipse 20:10). Lá ficarão em sofrimento para todo o sempre.
O inferno, lugar de sofrimento eterno é um facto real, apresentado pela Bíblia, quer o queiramos aceitar ou não.
O inferno é terrível e apavorante, como nos diz a Bíblia em vários textos. Lugar de trevas, sofrimento, dor e total ausência de Deus.
O inferno é um estado final e definitivo, pois o caminho para lá só tem um sentido - a impiedade.
O inferno, embora alguns o considerem como uma injustiça, é justo, pois a Bíblia diz que Deus, que quer que todos os homens se salvem, preparou um caminho para todos, pela fé em Jesus, mas muitos o rejeitaram. Deus vai julgar o mundo com justiça e é perfeitamente justo que os que não aceitaram uma tão grande salvação, que custou a vida do Filho de Deus, ali sejam penitenciados.
Rejeitaram Deus aqui, Deus os rejeitará no além. Escolheram os caminhos da impiedade, terão a vida reservada aos ímpios.
Perante isto, todos precisamos estudar seriamente o que Deus diz na Sua Palavra, aceitar os Seus ensinos e, por Cristo, fugirmos do inferno, entrando, pela fé, no Caminho para o céu, que é Jesus.