Mateus 16:24-28 Mateus 16:24
A expressão "tome a sua cruz" pode prestar-se a algumas interpretações menos verdadeiras, pelo que precisamos de ter cuidado. "Tomar a cruz" não significa fazer uma cruz real, de madeira, ferro, louça, ouro, etc., para trazer às costas ou pendurada no pescoço. Isso é idolatria, que o crente não deve praticar. Também não significa fazer o que fazem nas Filipinas por altura da Páscoa, só para o "turista ver".
"Tomar a sua cruz" significa uma identificação verdadeira e autêntica, com uma vida santa, pura e grata a Deus, de tal maneira que sejamos conhecidos como verdadeiros discípulos de Jesus. A expressão significa que devemos estar dispostos a fazer tudo para tornar conhecido Cristo através do nosso viver.
Isto não é fácil, porque a nossa natureza inclina-se para o mal e, às vezes até, para escondermos que somos de Cristo, como fez Pedro aquando da prisão de Jesus. O nosso testemunho por Jesus deve ser inabalável, firme e objectivo. Esquecermo-nos de nós e lembrarmo-nos sempre que não somos de nós mesmos, mas que Cristo vive em nós!
Ele não obriga ninguém a segui-lO - "Se alguém quiser vir após Mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz" do bom testemunho, do amor ao mundo pecador e vá para a frente dando a mensagem : - Cristo Jesus é o Senhor e pode salvar-te, abrindo-te a porta para o céu.
Isto vai merecer-te algum desprezo, ridículo, palavras de comiseração, etc., mas vale a pena. Jesus vai recompensar-te, não somente aqui já neste mundo, mas também no mundo vindouro.