Descansar não é parar. "Parar é morrer" e nós não descansamos para morrer, mas para termos mais vida e melhor qualidade de vida.
Deus, depois de toda a Sua actividade criativa, descansou no sétimo dia e santificou esse dia, tendo, posteriormente, ordenado: - "seis dias trabalharás e farás neles toda a tua obra, mas o sétimo dia, o descanso do Senhor teu Deus, nele descansarás e o santificarás".
O espírito não é propriamente um dia, sábado, domingo, 5ª ou 6ª feira, mas um dia em cada sete, para o santificarmos e nele servirmos ao Senhor. Pode haver razões históricas, culturais e religiosas para descansar na 6ª. feira (Islão), sábado (judeus) ou domingo (cristãos), mas o que é importante, para bem da nossa saúde física, psíquica e religioso, é guardar um dia em cada sete.
O que é que costumas fazer no teu dia de descanso ? Dormes, passeias, fazes desporto, vais ao teatro/cinema, estás com a família, comes melhor ou pior?
Será que te sentes bem, contigo mesmo, quando gastas assim o teu descanso? Não haveria algo de mais digno e próprio para fazer? No fim, não ficas insatisfeito, defraudado e de consciência pesada? Não achas que podias ter feito mais e melhor cansando-te menos?...
Experimenta passar o domingo (o teu descanso) servindo e adorando o Senhor, teu Criador, quer no seu templo, quer na pessoa do teu próximo.
Se i fizeres, com entrega total, sentir-te-ás aliviados, feliz, de consciência leve e, sobretudo, encontrarás força e motivação para iniciares uma nova semana de trabalho.
Então, um bom dia de descanso !