Mateus 27:46-56 Mateus 27:54b
Estas foram palavras proferidas por uma testemunha ocular da crucificação de Jesus e, simultaneamente, a autoridade máxima naquele evento. Foi corajoso, ousado e verdadeiro, pois proferiu esta frase de forma audível. Isso podia levá-lo à sua condenação e morte e, sem dúvida, ao ódio dos judeus. Mas, as verdades são para ser ditas na ocasião própria.
Quantos de nós teriam a sua coragem?
Foi uma confissão espontânea daquele homem, que, na posição que ocupava, já teria visto muitas execuções na cruz. Ele declarou:- "Verdadeiramente, este homem era o Filho de Deus". Só um Deus verdadeiro, Santo e amoroso podia morrer assim.
Este centurião ouviu as palavras de perdão de Jesus para os Seus algozes. Viu o comportamento do Mestre perante o ridículo a que O expuseram. Viu o cuidado de Jesus para com Sua mãe. Viu como Jesus perdoou o ladrão penitente. Viu a maneira como entregou o Seu espírito ao Pai. Não podia ser um homem. Tinha que ser Deus verdadeiro.
Este soldado sentiu a terra tremer com intensidade, viu as trevas que vieram sobre a terra naquele momento, viu os sepulcros abertos e mortos ressuscitados. Só Deus podia fazer uma coisa destas.
Ele viu que a religião hipócrita, a religião dos ritos, dos sacrifícios, dos sacerdotes, não tinha misericórdia, nem coração, pois continuava endurecida até ao fim e para lá do fim. Ele, soldado pagão, ímpio, duro, estava tocado - "Verdadeiramente este homem era o Filho de Deus"
O que é que é preciso para tu veres que JESUS É O FILHO DE DEUS?