Mateus 14:22-36 Mateus 14:23
Jesus era um homem de oração! E nós, somos homens e mulheres de oração? Costumamos orar a sós ou em grupo? É bom sermos santos que oram. Isto tem muitas vantagens.
Jesus costumava buscar os lugares altos (montes) e solitários para orar, o que não implica que não orasse em grupo, com os Seus discípulos. Era um homem de oração. Jesus tinha pela frente uma batalha terrível, pois uma grande multidão, certamente dominada e orientada pelo diabo, queria fazê-lO rei terreno. Jesus não viera com essa finalidade, por isso, subiu ao monte para orar, pedir forças ao Pai, orientação para enfrentar aquele conjunto. Ele tinha que morrer em Jerusalém, não como um rei coroado da glória do mundo, mas como O Cordeiro de Deus, que dava a Sua vida em resgate de muitos. Ele não viera para guerrear, mas para ser o "sacrificado" pelos nossos pecados.
Tinha que vencer assim, por isso, foi ao monte orar. O que os homens Lhe propunham e o que Jesus queria fazer estavam separados por um mar intransponível. Por isso, Ele foi ao monte orar, estar junto, em comunhão com o Pai. É assim que nós costumamos fazer? Ou cedemos logo às propostas lisonjeiras do mundo?
Não sabemos o que pediu ao Pai, mas sabemos que pediu. Ou talvez não tivesse pedido nada, mas apenas tivesse estado em comunhão com o Pai, em silêncio, na presença majestosa de Deus. Talvez tenha apenas erguido a cabeça da confusão anárquica da terra, para ver e ouvir o Pai!
Não sabemos o que Jesus fez, nem o que pediu, mas sabemos que esteve na presença de Deus e sabemos o resultado - o monte tornou-se um ponto de partida, a tempestade tornou-se um caminho e os discípulos viram Jesus como nunca O tinham contemplado.
Jesus orou e o mar tornou-se um caminho, a tempestade, a bênção para a fé dos Seus discípulos, a distância, uma etapa vencida para todos.
É sempre assim, quando nós oramos como Jesus orou - DEUS RESPONDE e o nosso coração é confortado.