Mateus 1:18-25 Mateus 1:23
Temos Jesus!... Temos Deus Connosco!... Estamos seguros e arreigados n'Ele, porque ninguém tem força, nem poder para nos arrancar da Sua mão! Ele veio estar connosco. Podeis ter desistido da Sua maravilhosa Obra, mas Ele concretizou-a até ao fim.
Às vezes, ponho-me a pensar: - Que grande amor o do meu Deus! Ele, o Infinito e Eterno, a confinar-se ao ventre de uma virgem... Ele, o Eterno, nascer... Ele, o Deus Espírito e Verdade, deixar Seu lugar na glória, que tinha com o Pai, e a encarnar num corpo, em tudo igual ao meu (menos no pecado), para realizar a Obra da nossa salvação! É mesmo Obra de amor sem igual. Nada O fez desistir e Ele veio mesmo. Nasceu pobre, do ventre de uma pobre virgem da descendência de David; cresceu pobre e formou-se como operário da carpintaria de seu "pai" José, também da descendência de David; fez-Se homem; foi baptizado, como se fora um pecador (sem, contudo, jamais ter pecado); pregou a Boa Nova do Evangelho por toda a terra do Seu povo; viveu espalhando o bem, curando os doentes, expulsando os demónios, alimentando os famintos do corpo e da alma, ressuscitando os mortos, preparando os Seus seguidores e, depois de completada toda a Obra, entregou-Se, como o Cordeiro de Deus, para morrer pelos nossos pecados.
Consumou totalmente a Sua Obra, tendo ressuscitado dos mortos e ascendendo aos céus, onde Se sentou à mão direita do Pai, de onde há de vir, para julgar os vivos e os mortos.
Contudo, Ele ainda é "Deus connosco", para nos ensinar o caminho, para nos enlaçar com Sua graça salvadora e para derramar sobre nós as Suas muitas misericórdias!
Havia tantas razões para desistir -- o deixar a glória que tinha com o Pai; o estar encerrado por nove meses no útero de Maria; o estábulo onde nasceu; os pegureiros de Belém que O foram saudar, em vez da corte do reino, etc., etc.. Mas Jesus não desistiu de mim, miserável pecador, nem de ti, nem do mundo perdido! Veio consumar a Obra da nossa salvação!
Ele é amor e o amor suporta, sofre, não desiste, vai até ao fim (I Coríntios 13:4-7).
Obrigado, Jesus, porque vieste e não desististe diante de tantos obstáculos. Obrigado porque ainda estás connosco, ainda és o nosso EMANUEL!