Lucas 19:1-10 Lucas 19:10
Às vezes ponho-me a pensar na frase "Jesus, o Filho do homem"! Como pode Jesus ser o Filho do homem, se Ele é Deus, criador do homem? Como pode ser Filho do homem, se antes do homem Ele já era Senhor eterno?
Jesus mesmo assumiu ser o Filho do homem, portanto, é mesmo. Podemos arranjar argumentos para explicar, mas são sempre argumentos coxos, insuficientes, "mal enjorcados". Ele é mesmo o Filho do homem. Há quem explique que é por ser filho de Maria, mas acho insuficiente; quando muito Ele tem a natureza de Maria. Há quem explique que Ele Se fez homem e tomou um corpo em tudo igual ao homem, menos no pecar. É verdade, mas não chega para a minha mente. Prefiro crer que Ele é o Filho do homem, mas não sei explicar.
Só sei que Ele, quando nasceu, foi envolto em panos, posteriormente vestiu roupas de homem, fez de uma manjedoura um trono, de algumas vacas e ovelhas uma corte real, teve um nome como os homens - Jesus - , tomou pessoas normais e fez delas santas, viveu entre nós como homem, tendo necessidade de comer, beber, dormir. Tornou-se amigo dos pobres, dos publicanos e homens comuns; chorou com saudade dos Seus amigos e, finalmente, deu o Seu corpo 100 % humano para resgate dos pecados dos homens.
Concluo que Ele é 100 % homem e 100 % Deus, santo e puro, por isso pode salvar-nos, com o derramamento do Seu sangue.
Perante a verdade de um Salvador Deus/Homem, como vamos reagir? Desprezá-lO? No Seu tempo, Ele não nos conhecerá a nós. Olvidá-lO, como se Ele não tivesse vindo buscar e salvar o que se havia perdido? Um dia veremos o logro diabólico em que caímos. Aceitá-lO como Senhor e Salvador? Eis aí caminho que conduz ao céu, à paz e à felicidade.
Compete-nos fazer a escolha - aceitar, pela fé, o Deus que se fez homem para nos salvar e sermos salvos, ou rejeitá-lO e ficarmos perdidos para sempre.