João 3:3 João 3:1-16
Sim, "necessário vos é nascer de novo, porque aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus", nem nele estar, nem dele participar.
Não se trata de mudar de vestes, de mudar de aparência ou de mudar de religião. Trata-se de mudar de vida, nascer de Cima, nascer da água e do Espírito. Não, não precisamos de voltar a entrar no ventre da mãe e nascer. Mas, sim, permitir que o Espírito de Deus entre em nós, mude a nossa velha natureza e faça de nós novas criaturas, com nova vida, novos hábitos, novos alvos. É nascer pelo Espírito Santo, por meio da fé, na família de Deus.
Todos precisam de nascer de novo para poderem entrar no Reino de Deus e gozá-lo plenamente. É que o primeiro nascimento foi para a vida terrena, o segundo é para a vida eterna. O primeiro para receber um coração físico, o segundo para ter um coração que bate ao ritmo de Deus. O primeiro nascimento capacitou-nos para vivermos a vida terrena, o segundo capacita-nos para viver a vida eterna.
Amigo meu, não te preocupes com as coisas materiais, nem com as discussões teológicas e religiosas, mas busca a Deus com todo o teu coração. Crê no Senhor Jesus Cristo como teu Salvador e o Espírito Santo virá operar em ti o novo nascimento. Pensamos que foi esta a atitude de Nicodemos, pois, posteriormente, encontramo-lo a defender Jesus perante o Sinédrio judaico (João 7:50-52) e ainda, após a crucificação, ele foi, juntamente com José de Arimateia, tratar do embalsamamento e sepultura do Senhor (João 19:38-40).
Isto significa que, quando nós nascemos de novo, damos fruto da nossa nova vida em Cristo (Gálatas 5:22).
Queres deixar de ser um simples religioso? Queres ser salvo e pertencer à família de Deus? Então, pela fé, deixa Jesus entrar na tua vida, deixa que o Espírito Santo opere em ti o novo nascimento e faça de ti uma nova criatura. Foi assim com Nicodemos.