Mateus 26:33 Mateus 26:31-35
Estes acontecimentos, narrados neste texto, aconteceram exactamente na noite de quinta para sexta feira, da última semana que Jesus passou na terra. Talvez no caminho que vai do cenáculo de Maria, mãe de João Marcos, até ao Getsemani. Jesus falava com os Seus discípulos, preparando-os para os tremendos acontecimentos desse dia - a Sua morte na cruz.
Dizia-lhes: - esta noite, todos vós me negareis e vos escandalizareis em mim...
Pedro, na sua impetuosidade, respondeu: - ainda que todos Te neguem, fujam, eu ficarei sempre Contigo. A isso, Jesus disse a Pedro: - "na verdade, na verdade, te digo que, nesta mesma noite, antes que o galo cante, três vezes me negarás". E isto aconteceu exactamente assim.
O Pedro que aqui se vangloriava, confiando em si mesmo, na sua espada e na sua força, acabou esta história. saindo da cena e chorando amargamente (Mateus 26:75).
É sempre assim, quando confiamos em nós mesmos e não no Senhor Todo Poderoso. Perdemos.
Foi o galo, com seu canto estridente, que acordou a consciência de Pedro e o fez voltar à realidade. Talvez nós, hoje, estejamos incorrendo no mesmo erro de Pedro, confiando em nós. Lembremo-nos que a carne é fraca e, assim, nunca chegaremos à vitória. Confiar na carne é dar ouvidos ao diabo.
É em Jesus que temos que confiar, pois n'Ele seremos mais que vencedores. Sem Ele estamos perdidos, mas segurando Sua mão e pondo os olhos nos olhos de Jesus poderemos todas as coisas, incluindo vencer a carne, vencer o pecado e vencermo-nos a nós mesmos.
Tens diante de ti uma batalha para vencer. Talvez na família, talvez no emprego, talvez na doença. Em quem confiar para a vitória? Em quem estás a pôr os teus olhos?
Põe os teus olhos em Cristo e tu serás um vencedor do diabo, do mundo de ti próprio.