João 19:26 João 19:17:27
Esta é uma das sete frases que Jesus disse durante as seis horas da Sua crucificação. Talvez a terceira ou quarta frase pronunciada.
O conjunto "mulher, eis aí o teu filho... eis aí a tua mãe" demonstra a grande preocupação de Jesus por Sua mãe, que ali estava junto à cruz, destroçada pela dor e carente de ajuda. Mesmo dependurado na cruz, Jesus tinha preocupação pelos outros. Ele veio para sarar nossas dores, perdoar nossos pecados e salvar nossas almas. Isto Ele fez plenamente, sem nunca pensar nas Suas próprias dores ou necessidades. Somente Deus seria capaz de agir assim.
Maria, mãe de Jesus, estava ali junto à cruz, chorando e pensando naquele seu filho, que tantas recordações e esperança tinha trazido à sua alma. Subiam-lhe à mente pensamentos maravilhosos, como o da visita do anjo Gabriel, dizendo-lhe que ela ia ser mãe do próprio Filho de Deus! Que perplexidade... que alegria, que sentido de responsabilidade! "Eis aqui a escrava do Senhor, cumpra-se em mim conforme a Tua vontade"! Lembrava-se do dia em que encontrou o seu filho, apenas com doze anos, nos meio dos doutores "a tratar dos negócios do Pai". Lembrava-se do dia em que Jesus, depois de um dia de trabalho na carpintaria, veio despedir-se, pois ia iniciar o Seu santo ministério. Ficara confusa, mas feliz, pois a profecia do anjo, de Simeão, de Ana, se cumpria. É verdade, aquela hora era nem mais nem menos que o cumprimento das palavras de Simeão - "... uma espada trespassará também a tua própria alma..."
Como se sentia dorida, amargurada, mas também quanta alegria inundava a sua alma pelo cumprimento das profecias! Era verdade, Jesus era o Filho de Deus que veio para elevação de muitos. Ela sentia isso, mas... ali estava Ele naquela maldita cruz. Que significaria?
João teria, com um pequeno sinal no braço de Maria, dado a sua concordância. Pode contar comigo. As palavras de Jesus, meu Mestre, serão cumpridas. Eu farei meu dever. Descanse e confie.
Mais uma vez o olhar de Jesus se encontrou com o de Maria, com uma mensagem de ânimo e confiança - crê e espera em Mim!