João 3:30 João 3:22-33
Infelizmente, este sentimento de humildade, que havia em João Baptista, é cada vez mais raro entre a comunidade cristã. Hoje, parece que todos procuram a sua projecção, chegando mesmo a esquecer e passar sobre todos os direitos dos outros. O que é importante é que mostremos que somos "grandes". Cada vez cultivamos menos a virtude da humildade, o que é, de facto, pena.
Jesus ensinou: - "bem aventurados os pobres de espírito, porque deles é o Reino dos céus". "Pobres de espírito" quer dizer símplices, humildes, que não passam sobre os direitos dos outros para obter projecção. Será que nós somos capazes de, ao menos, nos chegarmos para o lado da estrada para que os outros passem e atinjam os seus objectivos? Como vemos no texto, João Baptista pensava assim e queria que Jesus crescesse, passando por cima dele.
Jesus não só ensinou, mas praticou a vida de humildade, colocando-se, Ele mesmo, como exemplo. Encarnou através de uma mulher simples e pobre; limitou-se a Si mesmo ao ventre; trabalhou como carpinteiro, não escolhendo nenhuma das profissões nobres; escolheu para Seus discípulos pescadores, publicanos, agricultores; tocou com Suas mãos santas em corpos imundos pela lepra e por outras doenças e ainda permitiu que O matassem na horrenda cruz. Por isso, apelamos para que "haja em vós o mesmo sentimento que houve em Cristo Jesus que, sendo Deus, se fez homem servo, sendo obediente até à morte e morte de cruz".
Jesus ensinou que o maior no Reino dos céus é aquele que se humilha a si mesmo, pois Deus o exaltará (Mateus 18:4). "Humilhemo-nos debaixo da poderosa mão de Deus" e sirvamo-lO com humildade, na pessoa do nosso próximo. Amar o próximo é servi-lO, é ajudá-lo a crescer, mesmo que seja necessário sermos prejudicados.
João Baptista é também um exemplo de humildade, pois, além de dizer que o que interessava era que Jesus crescesse, ele próprio explicitou, dizendo: - "eu não sou o Cristo... o que vem depois de mim é antes de mim... eu sou apenas a voz que clama no deserto... após mim vem Aquele em quem deveis crer.
Este é um exemplo que devemos seguir.