Lucas 2:49b Lucas 2:39-52
Jesus viveu em Nazaré uma infância como qualquer outra criança. Voltou do Egipto para Nazaré, cresceu e fortalecia-se em espírito, cheio de sabedoria, e a graça de Deus era com Ele. Seus pais iam todos os anos a Jerusalém, à festa da Páscoa, como convinha a bons servos do Senhor.
O menino Jesus ficava em Nazaré, com familiares, que tomavam conta das crianças ainda incapazes de irem à Festa. Contudo, a Bíblia Sagrada não nos fala de quaisquer milagres, extravagâncias ou demonstrações especiais. Jesus era, em tudo, normal.
Quando Jesus fez doze anos, Seus pais levaram-nO com eles a Jerusalém. Devia ter sido uma grande alegria! Como Jesus assumia o Seu papel de ir à "Casa do Pai". Não se contentou com a Festa, os cânticos, os sacrifícios, as orações, etc.. Quando tudo terminou, Ele procurou os doutores da Lei para lhes falar e saber mais da "Tora", das tradições judaicas, dos mandamentos da Lei, etc.. Todos ficaram admirados com a sabedoria de Jesus. Ele era o Deus connosco. Ele estava na casa do Seu Pai, não aprendendo mas ensinando!
Será que nós deixamos Jesus entrar em nós, a Sua casa, para nos ensinar, orientar, alimentar espiritualmente? Está Ele a viver em nós para fazer a Sua Obra? Ou só clamamos a Ele quando temos problemas e as coisas estão mal? Vive Ele na sua "casa", no nosso coração, ou só nos momentos perturbadores é que O convidamos a vir estar connosco? Podemos dizer "Cristo vive em mim" ou Jesus é nosso convidado nos momentos de trovoada, tempestade e guerra? Isto é pouco. Jesus quer ser residente em nós e não inquilino de passagem.
Jesus disse aos Seus pais adoptivos, Maria e José : - Porque me procuráveis noutros lugares? Não sabeis vós que me encontraríeis na casa de Meu Pai, tratando dos Seus negócios?
Procurai Jesus em espírito e verdade e encontrá-lO-eis sempre no lugar certo, tratando dos negócios do Pai.