Génesis 4:9 Génesis 4:1-11
Eis aqui uma pergunta pertinente: - sou eu responsável por meu irmão? O que é que tenho a ver com meu irmão? Aqui, cada um que se arranje.
Este raciocínio é dos mais baixos e frios que podemos ter. Nunca jamais deveria encher os nossos corações, porque todos nós, humanos, somos dependentes uns dos outros e nos devíamos preocupar com o bem estar do nosso próximo. O que for menos do que isto é puro egoísmo, condenável aos olhos de Deus, o Justo Criador.
Paulo ensinou que nenhum de nós deve viver para si mesmo (Romanos 14:7), mas devemos viver para Deus, que nos criou, e em função do bem do nosso semelhante. Já algum dia pensaste que és responsável, perante Deus, pelos outros que vivem ao teu redor? Responsável pelo seu bem estar, pela sua segurança, pela sua vida de bem.
Somos membros de um só corpo, portanto, se um sofre, logo todos sofrem; se um tem fome, os outros estão famintos; se um anda mal, todos andam mal. Somos responsáveis pela vida do nosso irmão, e , por ela, devemos responder perante o Deus Supremo Juiz. Estou eu disposto, durante a minha peregrinação na terra, a ser "pão partido" para os meus irmãos se alimentarem, e "vinho derramado" para consolo dos meus irmãos caídos nas mãos dos salteadores? Jesus quer que o sejamos. E nós, estamos disponíveis para fazer a Sua vontade?
A vida que eu agora vivo na carne é a maneira como digo "obrigado" ao meu Deus por tudo o que Ele fez por mim? A vida responsável que agora vivo diante de Deus é a forma expressa de amar os meus irmãos e, até mesmo, os meus inimigos, como forma expressa de mostrar o amor de Deus, meu Pai, que me amou e a Si mesmo Se entregou para me lavar dos meus pecados, perdoá-los e esquecê-los?
Milhões à tua direita e à tua esquerda clamam por ajuda, por uma mão amiga, por um pedaço de pão para a boca, por uma palavra de carinho... e tu... tu passas ao lado, impante no teu egoísmo - "por ventura sou eu guardador do meu irmão?"
És responsável pelo teu irmão e, em tempo, serás condenado pela tua falta de amor para com ele! Serás condenado por nem ao menos deixares que eles tivessem as migalhas caídas da tua mesa de fartura. Não te comove isto? Não abala isto a tua consciência?