João 13:17 João 13:4-20
Este é um dos mais sublimes exemplos de humildade que o Senhor Jesus deu aos Seus discípulos. Todos eles sabiam que era da praxe, antes de qualquer refeição, lavar os pés aos convivas. Por isso, na entrada das casas sempre havia talhas cheias de água para as purificações dos judeus (João 2:6), mas, neste caso, nenhum dos doze apóstolos se sentiu chamado para a "tarefa inferior" dos servos - lavar os pés aos convidados.
Foi Jesus, o Senhor da glória, que Se levantou da ceia, tirou os Seus vestidos, cingiu-se com uma toalha e começou a lavar os pés aos discípulos. Estes, devem ter-se sentido tocados pelo gesto de Jesus, que devia ser o de qualquer deles, e principiaram a escusar-se. Jesus, contudo, levou até ao fim a tarefa, para depois lhes perguntar: - "entendeis o que vos tenho feito? Eu, sendo Mestre e Senhor, vos lavei os pés (como o mais inferior dos servos), assim também vós deveis lavar os pés uns aos outros".
Na verdade, custa descer do pedestal do poder e baixar para a posição de servo, mas é isto que vistes, que deveis fazer, pois entre vós o maior será aquele que serve. "Se o fizerdes sereis bem aventurados".
Às vezes é preciso ser Deus a enviar sobre nós as ondas de choque para que compreendamos a Sua vontade, e a Sua vontade é que nós O sirvamos na pessoa do nosso irmão.
Não é fácil, mas é este o pedido de Deus - "rogo-vos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, porque este é o vosso culto racional". Não vos conformeis apenas em fazer o vosso dever, mas experimentai qual seja a boa, santa, agradável e perfeita vontade de Deus - SERVI-LO com amor.