Números 9:17 Números 9:15-23
As etapas, distâncias, lugares de acampamento, duração das jornadas do povo de Israel no deserto, estavam totalmente definidas pelo Senhor Deus. Cada partida, cada paragem, aconteciam segundo a vontade de Deus. Se a nuvem se levantava, eles tinham que levantar o acampamento, quer fosse dia ou noite, quer estivessem ali há pouco ou há muito tempo, que o lugar fosse agradável ou menos hospitaleiro, quer o descanso fosse muito ou pouco. Eles estavam nas mãos de Deus e tinham que obedecer, pois só Deus sabia o que era melhor para eles.
Deve ser sempre assim com o povo de Deus. Confiar no Senhor e fazer a Sua vontade para ser bem sucedido e alcançar a terra "que mana leite e mel".
Naquele tempo, Deus tinha os sacerdotes que faziam soar as suas trombetas como sinal para os vários momentos - para reunir a assembleia (v.3-4), para celebrarem as festas ao Senhor, para convocar para a guerra (v. 9), para os dias de alegria (v. 10), etc.. Tudo segundo a vontade de Deus.
Hoje, temos connosco o Espírito Santo, que nos ensina e convence da vontade do Senhor e que, como santos, devemos obedecer. O Espírito Santo, pela Palavra, ensina-nos que fomos salvos para o louvor da Sua glória e que isso implica fazer a Sua vontade no ir e pregar o Evangelho a toda a criatura, no amarmo-nos uns aos outros, como Ele nos ama a nós, no apresentar os nossos corpos em sacrifício vivo e agradável, em culto racional, ao Senhor, no não nos contentarmos com este mundo e suas concupiscências, no estar atentos aos toques da Sua vontade para cumpri-la integralmente (II Timóteo 1:8).
Tenhamos cuidado em estarmos atentos aos toques do Senhor, ao levantar e ao assentar da nuvem, para sermos céleres em cumprir a Sua vontade.