Números 27:13 Números 27:12-17
A frase "serás recolhido ao teu povo" significa que vais morrer, vais encontrar-te com os teus ancestrais, vais estar com Deus.
Moisés foi chamado ao monte Abarim, de onde tinha uma vista panorâmica da terra da promessa, na qual não entraria por causa do seu pecado junto às água de Meribá. O pecado contra Deus nunca fica impune. Se Jesus não tivesse morrido para pagar os nossos pecados, todos nós seríamos réus de juízo.
Neste trecho, Moisés mostra preocupação com a direcção do povo aquando na entrada na terra da promessa e da sua conquista, pois seriam como ovelhas sem pastor. Isto faz-nos pensar na preocupação de Jesus em relação ao povo do Seu tempo, entregue à cobiça e ao confronto entre escribas, fariseus e saduceus (Mateus 9:36).
Em resposta ao pedido de Moisés, o Senhor já tinha designado Josué, homem íntegro, experimentado na liderança e preparado pelo próprio Deus, quer quando foi enviado como espia à terra da promessa, quer como homem sobre quem repousava o Espírito do Senhor, quer como ajudador de Moisés por cerca de 40 anos. Nós temos um Deus previdente em todas as coisas, mesmo naquelas que julgamos menos importantes.
Mais tarde Josué haveria de demonstrar-se um bom líder, fiel no cumprimento da missão que Deus lhe confiara, não se desviando das leis do Senhor, nem para a direita, nem para a esquerda.
Que nós olhemos para o exemplo de Josué, que, no fim da sua fiel carreira, podia dizer ao povo "escolhei hoje a quem haveis de servir, se aos deuses a quem serviram vossos pais dalém do rio, se aos deuses dos amorreus, em cuja terra habitais, ou ao Senhor. Porém eu e a minha casa serviremos ao Senhor" (Josué 24:15).