Lucas 5:5 Lucas 5:1-11
Quantas vezes, por razões desconhecidas (de nós), os nossos empreendimentos, trabalhos e planos são perdidos, não dando os resultados que pretendíamos! Foi o caso de Pedro e da "companha". Pescaram toda a noite, numa faina incansável, mas nada apanharam. Os peixes não quiseram nada com eles.
Agora, chegados à praia, lavavam a preparavam as redes para o trabalho da noite seguinte, pois raramente iam pescar durante o dia. Jesus contrariou esta posição, dizendo a Pedro: - "Faze-te ao mar alto e lancem as vossas redes para pescar". Pedro respondeu que tinham trabalhado toda a noite e nada tinham apanhado. Talvez, pela sua experiência, soubesse que os peixes durante o dia estavam nas suas luras, não se deixando apanhar.
No entanto, Pedro acabou por dizer: - Senhor, durante a noite trabalhámos e nada apanhámos, mas sob a Tua palavra lançarei a rede. E o imprevisível aconteceu. Eles lançaram as redes e apanharam tantos peixes que foi preciso chamar outros barcos para trazer o pescado para terra. Com Jesus é assim. As coisas acontecem naturalmente.
Já alguma vez obedeceste a uma ordem específica de Jesus? Qual foi o resultado? Eu já o fiz e os resultados foram maravilhosos para mim, como foram para a "companha" de Pedro. Deus é o mesmo hoje como então.
Pedro ficou maravilhado e deslumbrado e disse: "Senhor, retira-Te de mim, que sou um homem pecador". Não sou digno de Ti. Tu pertences a outra esfera, que não eu.
Jesus teve ainda uma outra ordem para Pedro - "Vem após Mim e, de hoje em diante, não serás mais pescador de peixes, no mar da Galileia, mas serás um pescador de homens" . E Pedro, diante deste convite de Jesus, deixou redes, barcos, tudo e seguiu a Jesus.
Hoje, Jesus chama-te para uma pesca maravilhosa, não mais de peixes, mas de almas para Cristo. Que farás? Ficarás agarrado às coisas do mundo ou deixarás tudo para obedecer ao convite do Mestre?