Efésios 3:18-20 Efésios 5:21-27
A família foi a primeira instituição de Deus. Primeiro que a comunidade, o clã, a pátria, Deus instituiu a família, pois ela é a mais importante e o fundamento de todas as outras.
Deus instituiu a família monogâmica, pura e com propósitos definidos -- para que não houvesse solidão, para frutificar e encher a terra e para louvor da Sua glória.
As relações entre marido e mulher, pais e filhos e filhos e pais deviam ser de tal maneira real e eficiente que houvesse harmonia, paz, alegria e louvor a Deus. Infelizmente não é assim, porque o diabo, sabendo a importância desta instituição, cedo se infiltrou nela, levando-a para a impureza da poligamia, do crime dentro da própria família, até à corrupção total.
Deus, sabendo isso e querendo para Si um povo especial, zeloso das boas obras, chamou Abraão, de Ur dos Caldeus, e deu-lhe directrizes muito concretas, no sentido disso se tornar uma realidade. Assim, a esse povo que Ele chamou pelo seu nome, deu mandamentos muito concretos, tais como:
Com este conjunto, Deus preparava para Si um povo santo, puro e zeloso de boas obras. Infelizmente, estes mandamentos foram esquecidos, adulterados, ultrapassados e hoje vemos que a instituição família está arruinada e sem crédito algum. Há adultério, fornicação, sexo fora do casamento, união e promiscuidade entre indivíduos do mesmo sexo. Há ladrões, assassinos, mentirosos, ambiciosos, cobiçosos. Enfim, tornou-se uma família do diabo e não a família de Deus, amante da verdade e da pureza que Ele quis para louvor da Sua glória.
O nosso apelo é: - voltai-vos para Deus, chegai-vos para Ele, arrependidos dos vossos pecados, e crede no Senhor Jesus Cristo, voltando ao caminho de onde vos desviastes, vendendo-vos a Satanás.
Sede obedientes a Deus e Ele vos recompensará com as firmes beneficências de David, em Cristo Jesus.