Génesis 43:14 Génesis 43:1-14
O versículo 14 de Génesis 43 é o final da oração de Jacob pelos seus filhos que iam voltar ao Egipto para comprar pão para a comunidade israelita, porque a fome era grandíssima em toda a terra.
Jacob temia perder mais um dos seus filhos, já que pensava que José tinha sido despedaçado pelas feras, no deserto, e Simeão tinha ficado preso no Egipto, como refém, para provar que eles não eram espias na terra, mas homens de bem.
Depois de fazer todos os esforços para não deixar voltar a sua prole ao Egipto, incluindo Benjamin, seu filho mais novo, Israel (Jacob) acabou por concordar, enviando seus filhos com presentes da terra - bálsamo, mirra, mel, especiarias, amêndoas - também o dinheiro que viera na boca dos sacos e novo dinheiro para comprar trigo. Permitiu também que levassem Benjamin, o seu filho querido, o remanescente de Raquel.
Jacob era um homem temente a Deus e crente nas Suas misericórdias, pelo que despediu os seus filhos com as palavras "Que o Senhor Deus Todo Poderoso vos conceda misericórdia diante do varão (governador do Egipto) para que deixe vir convosco o vosso outro irmão (Simeão) e Benjamin, e se eu for desfilhado, desfilhado ficarei".
Que oração bonita! Que disponibilidade a de Jacob! Que prontidão em dar tudo a Deus! E nós? Qual é a nossa disponibilidade para Deus? O que é que estamos prontos a dar a Deus? Os nossos bens? A nossa família? O nosso tempo? Toda a nossa vida, conformando-nos com a vontade de Deus? "Se ficar desfilhado, desfilhado ficarei...", seja feita a vontade de Deus.
Oramos tantas vezes as palavras de Jesus "seja feita a Tua vontade assim na terra como nos céus", mas deixamos para os outros a responsabiliadde de a fazerem. Nós temos a nossa "vidinha".
Sejamos coerentes com as orações que fazemos a Deus. Não nos esqueçamos que os votos que fazemos ao Senhor são para se cumprir. Não tardes, pois, em cumpri-los.