Êxodo 32:32 Êxodo 32:30-35
Moisés tinha ido ao Monte Sinai orar e buscar as pedras da Lei. Demorou-se mais do que aquele tempo que o povo, e os seus maiorais, julgavam necessário para falar com Deus. Errado. O tempo para Deus não deve ter limites. Devemos orar a tempo e fora de tempo. Devemos orar sem cessar.
Não o entendeu o povo e os seus chefes, que foram ter com Arão, o sacerdote, para que lhes fizesse deuses que fossem adiante deles, de volta para o Egipto. Como eles (nós também) foram ingratos! Deus tinha-os tirado da terra do Egipto com poder e graça (pois os egípcios morreram e eles não); tinha-lhes aberto as águas do Mar Vermelho para que passassem a pé enxuto, enquanto os egípcios morreram todos ali, afogados; tinha-lhes tornado as águas amargas de Mara em água doce, para que eles pudessem beber (Êxodo 15:22-25); tinha-lhes mandado o maná para comerem (Êxodo 16); tinha-lhes dado carne em abundância (Êxodo 16:11); tinha-os guardado de todo o mal até ao sopé do Monte de Sinai, onde tiveram todas as bênçãos de Deus; e agora, por um pouco de tempo de espera, negam o Senhor! Renegam o Senhor Deus, construindo para si um bezerro de ouro como deus para ir adiante deles de volta para o Egipto. Não era a Moisés, era a Deus que eles traíram, pois fizeram a imagem de um bezerro e declaram-na seu deus; levantaram-se de madrugada para lhe oferecerem sacrifícios e holocaustos; prestaram-lhe culto, cantaram e folgaram em homenagem a uma imagem. Como a memória do homem é curta e o seu coração é mau!
Deus decidiu intervir e acabar com aquele povo mau e obstinado, mas Moisés, paciente e amante, pois tinha vindo de um tempo de oração ao Senhor, suplica a Deus: - "Ó Senhor, porque se acende a Tua ira e o Teu furor contra este povo que Tu tiraste do Egipto com grande força e mão forte?... Perdoa, Senhor, o seu pecado... ou então risca-me do Teu livro... do livro que tens escrito".
Que grande amor o de Moisés pelo povo que conduzia à terra prometida! Estava pronto a perder os seus privilégios diante de Deus para que o seu povo vivesse!
Entendo que nós também devemos ser assim para com os nossos irmãos e para com o mundo perdido - "Eu de muito boa vontade me gastarei e me deixarei gastar para bem das vossas almas..." (II Coríntios 12:15).
Não deixemos Satanás entrar nas nossas vidas, mas, se isso acontecer, e nos pareça que Deus está muito longe, ponhamos os nossos joelhos em terra, arrependidos, e peçamos que a graça do Senhor seja sobre nós e sobre o mundo perdido. Ah! e não nos esqueçamos de pedir perdão para os nossos pecados, e de os abandonarmos para sempre.