João 3:7 João 3:1-16
Nascer de novo! Que coisa tão estranha! Mas foi exactamente isso que Jesus ensinou ao mestre Nicodemos. O que Jesus ensinou não é que ele necessitava de voltar ao ventre de sua mãe e nascer, mas, sim, nascer espiritualmente na família de Deus.
Para nascer de novo, nascer na família de Deus, é preciso crer em Jesus de todo o coração, como Ele ensinou - "aos que crerem no Seu Nome e o O receberem como Senhor e Salvador, deu-lhes o poder (a graça) de serem feitos filhos de Deus" (João 1:8).
Nascer de novo é necessidade primordial de todo o homem, pois aquele que não nascer de novo nunca verá o Reino de Deus. O novo nascimento não é como o nascimento natural, mas é nascer do Espírito Santo (também se chama regeneração), e escapa ao raciocínio do homem. Contudo, é real e as suas maravilhosas consequências são bem sentidas por aquele em quem é operado, e bem visível por aqueles que estão de fora.
Paulo, o apóstolo, é um bom exemplo do que acabamos de dizer. O Espírito Santo operou nele e ele foi logo baptizado, ficou com os discípulos, a quem antes perseguia, e logo nas sinagogas pregava que Jesus era o Filho de Deus, tanto em Damasco, como depois em Jerusalém e por todo o mundo então conhecido. Paulo nasceu de novo para Deus e para o Seu serviço. Ele fora um homem para a religião, agora era um homem para Cristo, crucificado com Cristo... vivendo na fé do Filho de Deus, que o salvou e a quem agora pregava.
Amigo, se ainda não nasceste para Deus, mediante o Seu Espírito, este é o momento de abrires o teu coração e deixares entrar nele a luz do céu, pelo novo nascimento.