Apocalipse 1:3 Apocalipse 1:1-8
Naturalmente que a primeira aplicação deste versículo é: são bem-aventurados os que ouvem, lêem e guardam a profecia do livro do Apocalipse. Nós, contudo, podemos dar uma abrangência mais vasta, aceitando que são bem-aventurados os que ouvem, lêem e praticam as palavras da Bíblia, livro de Deus, como uma grande e amorosa carta escrita aos homens - todos os homens - criados à Sua imagem e semelhança.
A Bíblia é, de facto, o livro de Deus, inspirado pelo Seu Santo Espírito aos homens santos de Deus. É isenta de todo o erro, engano, falha ou omissão - é a Palavra de Deus - para resolver todos os problemas do homem, quer sejam de natureza moral, espiritual ou físicos. Deus não deixou nada ao acaso. Se, agora, algo parece contraditório, incompleto ou incompreensível é devido a erros de copistas, traduções tendenciosas ou apenas falta de capacidade humana para compreender o que Deus disse. A Palavra é completa, "proveitosa para ensinar, redarguir, corrigir e instruir em justiça, para que o homem seja perfeito e perfeitamente instruído para toda a boa obra" (I Timóteo 3:15-17).
Não tenhais medo de ler a Palavra. Lede-a com fé e amor. Lede-a como uma mensagem de Deus para bem da vossa alma e para vos ajudar a vencer as forças do maligno, que nos cercam de todo o lado. Lede-a, meditai-a e procurai cumpri-la, porque são bem-aventurados, felizes, muito felizes aqueles que o fizerem.
Mesmo o livro de Apocalipse, que é um livro dos julgamentos, não foi escrito para nos apavorar, mas, antes, para nos dar conta das realidades finais e nos preparar para o que vai além delas, pois já somos dos que entregámos as nossas vidas aos cuidados de Jesus e à Sua sombra estamos a coberto de todos os cataclismos que estão para vir. Aleluia! Glória a Jesus!
O Apocalipse é o cumprimento das Escrituras, quando ensinam: - "Preparados estão os juízos para os escarnecedores e os açoites para as costas dos tolos" (Provérbios 10:29), mas a bem-aventurança para os que escolheram Jesus. "Vinde benditos de Meu Pai e possuí por herança o prémio que vos está preparado desde antes da fundação do mundo" (Mateus 25:34).