Mateus 2:2 Mateus 2:1-12
Esta é a primeira pergunta do Novo Testamento e é feita por alguns sábios estrangeiros. Certamente não eram reis, pois os reis tinham mais que fazer do que estudar as estrelas. Também não sabemos se eram três, dois, quatro, etc.. Sabemos que eram alguns magos (sábios), vindosdo Oriente em busca do Rei que teria nascido entre os judeus. Essa coisa de serem três reis magos, que era preto e dois eram brancos, que se chamavam Belchior, Gaspar e Baltazar, não passa de lenda e mitos sem qualquer valor.
A única evidência em que se podem basear para dizer que eram três é o facto de terem oferecido ouro, incenso e mirra (isas, uma para cada mago?). Mas isso não prova nada porque todos poderiam ter feito a mesma oferta (até para que não pensassem que alguma das ofertas era de menos valia). Só sabemos que fizeram estas ofertas, que apontavam para a verdade de que Jesus é o Rei dos reis (ouro), que Jesus é Deus , que merece todo o louvor e adoração (incenso) e que Jesus, como Deus feito homem, veio para sofrer em nosso lugar (mirra). Também é evidente que quando eles chegaram para fazer as suas ofertas Jesus já estava numa casa e não mais na estrebaria.
Ao olharmos para estes estrangeiros que vieram de longe para servir o Rei dos reis, apercebemo-nos que nos mais recônditos e longínquos lugares da terra há corações sedentos da Palavra e que por ela são atraídos. Os magos fizeram o que o judeus, a quem tinham sido feitas as promessas, não fizeram. Procuraram o Rei, o Salvador.
Este texto da visita dos magos ensina-nos que não basta ter conhecimento da mensagem e das promessas das Escrituras, como os escribas e fariseus (Mateus 2:6), mas é preciso buscar a Deus enquanto se pode achar, adorá-lO e servi-lO com a nossa vida e também com as nossas ofertas der amor. É preferível a fé em Deus aos muitos conhecimentos intelectuais, que não passam de vaidade e que para pouco servem.
Aprendamos com o proceder dos magos, que creram sem O terem visto e vieram de longe para adorá-lO e presenteá-lO. Eles tiveram uma fé admirável, pois apenas viram um bebé ao colo de uma pobre mulher, mas aceitaram-nO como Rei e Senhor. Não viram curas,nem milagres, nem ressurreição de mortos, mas creram e aceitaram Jesus como Rei e Senhor.
A fé dos magos só é comparável, em toda a Bíblia, com a fé do ladrão que morreu ao lado de Jesus. Só via um homem desprezado,ado como réu, ferido e à beira da morte, mas creu no Reino de Jesus - "Senhor, lembra-te de mim quando entrares no Teu Reino".
Qual é o alcance da tua fé? Como a dos magos ou como a dos hipócritas escribas e fariseus, que conheciam as Escrituras mas desprezaram Jesus?