Lucas 2:29 Lucas 2:25-35
Este foi um desabafo de alegria e de proclamação da fé de um homem que tinha vivido na esperança de ver o Senhor, a sua salvação.
Simeão era um homem justo e temente a Deus, que vivia na esperança de ver o Messias de Israel, o Salvador do mundo. Pelo Espírito Santo foi-lhe revelado que não morreria sem ver o Cristo do Senhor. Nesse mesmo Espírito, foi ao templo quando os pais de Jesus levaram o Menino para com Ele procederem segundo toda a Lei. Simeão, tomando-O nos braços, louvou a Deus com toda a gratidão do seu coração.
Queridos irmãos que me lêem, também nós devemos viver na esperança do "aparecimento em glória do grande Deus", que é nosso Senhor Jesus Cristo, o qual Se deu a Si mesmo para nos remir dos nossos pecados e purificar para Si um povo Seu, especial e zeloso das boas obras (Tito 2:13-14). Conforme prometeu, Ele voltará outra vez para nos levar para Si mesmo, para que onde Ele estiver estejamos nós também (João 14:18).
Jesus avisou: - "Eis que cedo venho" (Apocalipse 22:20). Estamos nós alerta como Simeão e Ana, que não se afastavam do templo esperando a vinda do Messias? Ele veio a primeira vez quando poucos O esperavam. Mas veio e deixou uma mensagem de viva esperança - "Quem n'Ele crer não será condenado, mas quem não crer já está condenado".
Estai vós apercebidos e preparados porque o Senhor não retarda a Sua vinda. No tempo certo Ele virá, como o ladrão de noite, para julgar os vivos e os mortos. Não erreis porque o que Deus promete faz. Ele é imutável e se ainda não veio é porque é longânimo paraconnosco, não querendo que alguns se percam, mas que todos O conheçam e cheguem ao arrependimento.