Lucas 6:38 Lucas 6:30-39
O sentimento de dar, partilhar e repartir do que temos com os outros está cada vez mais arredado do coração do homem. O homem está cada vez mais egoísta, mais dado a pensar onde e como há de investir,do que em olhar para as necessidades dos outros.
O amor ao próximo, a solidariedade para com os pobres, o sentimento de partilha com os que precisam estão cada vez mais esquecidos, a menos que seja uma campanha organizada por uma estação da TV. Aí sim, para serem vistos publicamente e satisfação do ego pessoal. Não é solidariedade, é vaidade.
A Bíblia ensina-nos "dai e ser-vos-á dado; boa medida sacudida e recalcada vos deitarão no regaço". Segundo a Bíblia, dar sem ostentação é bom e gratificante, especialmente quando se põe a oferta nas mãos de Jesus, que a desdobra de forma a chegar para milhares. Nas mãos de Jesus cinco pães e dois peixes foram suficientes para mais de cinco mil pessoas, e ainda sobrou bastante. Dar é bom. Dar faz bem à nossa alma e dá paz à nossa consciência.
A Bíblia, tal como ensina no texto acima indicado e também em Actos 20:35, diz que "mais bem-aventurada coisa é dar que receber". Quem dá com o coração é abençoado por Deus. "Boa medida sacudida e recalcada se lhes dará". Deus galardoa com Seu amor aquele que é capaz de dar com alegria. Lá diz o provérbio: - "Quem dá aos pobres empresta a Deus". Nós diremos: quem dá aos que precisam investe em Deus.
Nesta questão de dar, temos o exemplo de Deus, que "amou o mundo de tal maneira que deu o Seu Filho Unigénito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna". Deus não deu o Seu Filho para passear entre nós, mas deu-O para morrer na cruz, em pagamento dos nossos pecados. Deus deu o melhor que havia no céu. Nós, o que somos capazes de dar a Deus? Reparem que Ele não quer exactamente os nossos bens, mas quer o nosso coração. "Dá-me, filho meu, o teu coração" (Provérbios 23:26).
Serás capaz de dar o teu coração a Jesus? Se fores capaz de dar o teu coração a Jesus serás capaz de te dar a ti mesmo e aos teus bens ao teu próximo necessitado.