Com a reflexão de hoje, teremos passado, "como gato sobre brasas", pelos quatro escalões etários da vida - crianças, jovens, adultos e idosos.
Ser velho não é ser inútil, traste ou empecilho . É, pelo contrário, ser experiente, prático, versado na vida, cooperador. Envelhecer é entrar numa extensão especial da vida, por isso, não fique triste. Lembre-se que muitas pessoas não tiveram essa oportunidade.
A velhice é algo relativo, pois há muitos jovens que já são velhos, e muitos idosos que são e serão sempre jovens. "A mocidade só morre quando nós a matamos".
Ninguém fica velho por causa dos anos. Envelhece a pessoa que abandona os seus sonhos, propósitos, alvos e que "entrega o jogo" da vida. Sem desafios e actividades, envelhece-se, entra-se em depressão, morre-se mais depressa, pois para é morrer.
O tempo dos cabelos brancos é uma etapa da vida em que ganhamos a liberdade de fazer as coisas que nunca tivemos tempo para fazer, as coisas que têm um valor especial para nós.
"Com os idosos está a sabedoria e, na abundância de dias, o entendimento" Jó 12:12), pelo que ninguém se tornará velho enquanto guardar o seu espírito jovem e o seu coração puro.