Mateus 18:7 Mateus 18:1-10
Nunca, em tempo algum, o mundo foi palco de tantos escândalos. São escândalos financeiros, por causa da desonestidade do homem; são escândalos de natureza fratricida; são escândalos de luxúria, aos quais nem as crianças são poupadas; são escândalos na família; são escândalos religiosos, quando os líderes das igrejas se envolvem em pedofilia, abuso sexual dos membros da comunidade... são escândalos que envergonham a sociedade e atentam contra a santidade de Deus.
Cuidado com os escândalos! Que nenhum de nós se deixe embrulhar nessas situações que envergonham os homens e fazem sofrer Deus, que nos criou para o louvor da Sua glória e convivência com a Sua santidade.
Os escândalos acontecerão, mas ai daqueles que forem causadores de escândalos, porque eles serão réus de juízo.
No primeiro livro de Samuel 2:27-36 é descrito o comportamento execrável dos filhos do sacerdote Eli - Hofní e Finéias - que roubavam escandalosamente o melhor dos sacrifícios oferecidos a Deus. Era escandaloso. A sua conduta foi condenada por Deus e ambos morreram, por não exercerem o sacerdócio com honestidade. Foram excluídos do ministério e, em seu lugar, Deus chamou Samuel, que dignificou e honrou o Nome de Deus, até à morte. Eis aqui um exemplo a seguir por todos nós.
O diabo vai usar pessoas, e, porvezes, pessoas crentes para provocarem escândalos. Estejamos prevenidos. Cheguemo-nos a Deus, resistamos ao diabo e à sua voz sedutora, e ele fugirá de nós.
Deus promete-nos ajuda para resistirmos à tentação de causar escândalos e deixou-nos a Sua Palavra para que a usemos como Espada do Espírito para lutarmos e sairmos vencedores.
Cuidado com a tua mão, para não tomar o que não lhe pertence. Cuidado com o teu pé para que não te conduza por caminhos menos próprios. Cuidado com os teus olhos para que não entrem no pecado da cobiça e da luxúria mental. E, sobretudo, cuidado com o teu coração porque dele saem as direcções da vida.
Tem cuidado de ti mesmo. Escuta bem a Palavra da Verdade, porque não é vontade do Pai que algum de nós se perca, mas que todos aceitem a salvação que Ele dá.