Jeremias 1:5 Jeremias 1:1-10
Que bênção é ser escolhido, preparado e enviado às nações como profeta! Não é apenas como vidente, mas como profeta, pregador, anunciador de uma mensagem de Boas Novas, que será para todo o povo.
Jeremias foi um profeta que viveu em dias de grande turbulência no reino de Judá. Os políticos eram gananciosos, corruptos, idólatras e exploradores. Os religiosos não lhes ficavam atrás. O profeta vivia entre dois fogos. Talvez por isso, quando ele sentiu a chamada do Senhor para ser o Seu mensageiro a um povo tão corrupto, ele se desculpou: - "Senhor, eu não sei falar. Senhor, sou ainda uma criança, que poderei contra os poderosos da terra?"
Contudo, a chamada do Senhor é algo tão concreto, tão real, tão substancial, que ninguém pode ficar impávido diante dela. Paulo é um bom exemplo, quando disse: - "Ai de mim se não anunciar o Evangelho" (I Coríntios 9:16).
- Jeremias, não digas "sou uma criança... não sei falar...". Onde quer que Eu te enviar, irás e tudo quanto Eu te mandar, dirás. Eu serei contigo para te livrar. Eis que ponho sobre ti a Minha mão e as Minhas palavras na tua boca.
Devia ter sido maravilhoso e contundente este diálogo do Senhor com o Seu servo Jeremias. As coisas mudaram por completo e Jeremias tornou-se um profeta fiel, lutando contra tudo e contra todos, para apresentar a Palavra do Senhor, muitas vezes com o perigo da sua própria vida.
Costumas disponibilizar-te para dialogar com Deus?
Costumas ouvir e cumprir o que Deus te manda?
A voz de Deus não é apenas para ouvir - "fala, Senhor, que o Teu servo ouve" - mas é, sobretudo, para cumprir, custe o que custar e quer os homens ouçam ou não.
Não temas ouvir e obedecer. Para isso Eu te conheci, te amei e te consagrei, antes que saísses do ventre de tua mãe. Nasceste com uma missão para cumprir. Vais ser fiel ou não?
A promessa dos céus é : - "Ponho-te sobre as nações e sobre os reinos", para anunciares uma mensagem. Fá-lo com dedicação e amor, porque "bem aventurados e formosos os pés dos que anunciam a paz, dos que anunciam coisas boas" (Romanos 10:15).