ARÃO FEZ UM BEZERRO DE OURO E, ENTÃO, DISSERAM: ESTES SÃO TEUS DEUSES
Êxodo 32:4, 6 Êxodo 32:1-14
A falta de fé nas promessas do Senhor leva-nos aos desaforos mais tolos e perigosos da vida. Foi o que aconteceu com o povo de Israel, neste contexto. Moisés subiu ao monte para receber de Deus as tábuas da Lei. Demorou demasiado tempo, segundo o pensar dos líderes das tribos, que logo pensaram fazer um deus que voltasse diante deles para o Egipto, para a terra "das panelas de carne, dos pepinos e dos melões".
Como é fraca a nossa memória em relação às bênçãos de Deus! Como é grande o nosso apego às coisas velhas, dos prazeres da carne e velhos pecados! Ainda hoje é assim! Não mudámos muito. Temos a memória curta em relação às bênçãos que Deus nos dá.
O povo de Israel, impaciente pela demora de Moisés, deliberou fazer um deus como os do Egipto - um bezerro de ouro que fosse adiante deles para o passado.
Ouvidos fechados para Deus. Ficaram apenas as orelhas. Eles ficaram ainda mais pobres, despojados das suas arrecadas, brincos, etc.. Todo o ouro foi usado para fazer aquele ídolo monstruoso. Era um deus que agradava aos olhos, mas que não tinha ouvidos, nem pernas para andar, nem coração para os amar.
Ainda hoje se fazem deuses e deusas, que nos fazem voltar para o passado de pecado e de onde não podemos sair sozinhos. Esses deuses não nos podem ajudar. Têm mãos mas não apalpam, têm pés mas não andam. têm cabeça mas não têm cérebro. Têm tudo na aparência, mas estão vazios, mortos, e não nos podem ajudar.
São deuses do mundo, que serão destruídos como o bezerro de ouro dos israelitas. Não confies neles, porque nada podem fazer por ti.
Se o fizeres, quando "Deus descer do monte" ajustará contas contigo. Lembra-te que Ele é amor, mas também é justiça.
Volta-te agora para o único Deus verdadeiro - JESUS - confia n'Ele e Ele tudo dará até, amanhã, levar-te para o céu.