Esdras 4:24 Esdras 4:1-24
É desolante, catastrófico mesmo. Parece que o inimigo está a ganhar em toda a linha. Tudo anda para trás, tudo sai mal. Já te aconteceu isto? Já te pareceu que Deus te abandonou e foi para muito longe? Já te sentiste sozinho e abandonado e obrigado a parar a obra do Senhor?
Não desanimes, nem se encha de tristeza a tua alma. Não és o único. Isso também aconteceu a Esdras e ao povo que estava com ele (Esdras 4:24). Isso já me aconteceu a mim e a tantos dos nossos irmãos ao longo dos séculos.
No entanto, Deus nunca nos abandona, nem nos deixa - "Aquele que vem a Mim de maneira nenhuma o lançarei fora", disse Jesus. O que nos acontece muitas vezes é falta de visão espiritual para visionarmos o plano de Deus. Por vezes, Ele deixa que o inimigo tenha a sensação de vitória, mas isso é fogo fátuo. Deus é vencedor em todas as circunstâncias. Lembremo-nos dos discípulos medrosos e atemorizados no meio do mar (João 6:16-21). Lembremo-nos de Jesus no Getsemani e Sua morte na cruz. Lembremo-nos de Paulo e Silas na prisão de Filipos (Actos 16:27-31). Lembremo-nos... e vejamos que, no final, foi Jesus e os Seus que sempre saíram vencedores. Deus é a nossa bandeira de vitória!
Aqui, no texto de Esdras 4, os inimigos de Deus e do Seu povo, levantaram tão grande trama, tantas mentiras, tantas coisas que "poderiam" prejudicar o rei dos medas, que a obra da reconstrução da casa de Deus teve de parar. Contudo, não parar para morrer, mas parar para recomeçar com mais força, dinamismo e autoridade, pois foram postas a nu todas as mentiras dos povos da terra e redescobertos os documentos que autorizavam a reconstrução da casa do Senhor em Jerusalém.
Com Deus é assim. As mentiras descobrem-se e castigam-se. Os fiéis que confiam no Senhor são galardoados e o Senhor é glorificado na vida dos que O temem.
"O último a rir é o que ri melhor" e para sempre. As muralhas da cidade foram reconstruídas, as portas com seus ferrolhos foram colocadas no seu lugar. A casa do Senhor foi reconstruída para que, ali, o povo pudesse adorar ao Deus da verdade e da justiça.
O diabo pode rir quando a obra de Deus é interrompida temporariamente, quando o Filho de Deus sofre no Getsemani ou quando morre e é sepultado nas encostas do Calvário, mas logo se cala e humilha quando o Senhor ressuscita vitorioso e pronto para salvar a todo que n'Ele crê.
Não desanimes. Não cesses de fazer a obra, mas espera no Senhor e Ele sustentará a tua vitória.