Hebreus 6:18 Apocalipse 1:8
A mentira é um dos pecados condenados por Deus. Está incluída nos mandamentos da Lei de Deus (Êxodo 20:16) - "Não levantarás falso testemunho contra o teu próximo".
Paulo ensinou aos Efésios (4:25): - "Deixai a mentira e falai a verdade cada um com o seu próximo", porque somos filhos de Deus, que, devido à Sua natureza, é impossível que minta.
João, no seu livro do Apocalipse 21:8, diz que "os mentirosos têm a sua parte no lago de fogo e enxofre, que é a segunda morte".
Lembremo-nos que o diabo é o pai da mentira. Foi ele que, mentindo, enganou Eva e levou os nossos pais a desobedecerem a Deus e à Sua Palavra, que diz: - "da árvore da ciência do bem e do mal, que está no meio do jardim, não comereis" (Génesis 3:3). O diabo é, ainda hoje, o promotor da mentira, da calúnia e do falso testemunho, que tantos males têm trazido a este mundo.
Ao contrário do diabo, Jesus é o caminho, a verdade e a vida (João 14:6). Jesus sempre ensinou a verdade e viveu na verdade, conforme disse a Pilatos (João 18:37-38). Podemos confiar n'Ele totalmente, pois "quem ouve a Minha Palavra e crê naquele que Me enviou (o Pai), não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida" (João 5:24).
É mentira que todos os caminhos (religiões) levem a Deus, pois só Jesus é o Caminho e é impossível que Deus minta. Ninguém vai ao Pai senão por Jesus. "Em nenhum outro há salvação, porque não há outro nome pelo qual possamos ser salvos" (Actos 4:12).
Deus não pode mentir e a Sua Palavra é esta: - "Crê no Senhor Jesus Cristo e serás salvo" (Actos 16:31).