ESPERAI SOMENTE NA GRAÇA DE JESUS CRISTO
I Pedro 1:13 I Pedro 1:13-25
Quando Pedro escreveu esta carta, os cristãos, por todo o mundo romano, estavam sofrendo uma das maiores perseguições dos primeiros três séculos do cristianismo. Era terrível o que os algozes romanos faziam aos cristãos!
Pedro exortou os irmãos a serem fiéis, mostrando, perante toda essa sanha sanguinária, a sua identificação com Cristo, sendo santos como é santo o seu Senhor.
"Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai somente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo", o Filho de Deus. Esperai n'Ele porque é Ele o Deus gracioso e confortador que nos vai valer. E, quer morramos ou quer vivamos, será sempre para glória do Seu Santo Nome.
Pedro teria morrido também nessa terrível perseguição aos cristãos, que seria a primeira de muitas outras promovidas contra os santos de Deus, purificados pelo sangue de Jesus. Diz a tradição que Pedro foi crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, pois, segundo ele, não era digno de morrer como o seu amado Senhor. Fosse como fosse, Pedro morreu dando testemunho da sua fé em Jesus.
Estais aflitos? Estais tristes, doentes? A vida está a andar para trás? Se já fizestes um exame à vossa consciência, se já pedistes perdão a Jesus, confessando-Lhe os vossos pecados, então, esperai somente no Senhor. Não desfaleçais, pois isso é "o diabo que anda ao redor de vós", buscando desanimar-vos para melhor entrar na vossa vida. Confiai e esperai somente na graça que há em Cristo Jesus. Ele nunca falha. Não desanimeis. Confiai, esperai e fazei o bem. Nas horas mais difíceis refugiai-vos em Jesus e o diabo fugirá de vós.
Às vezes é só quando já fizemos tudo o que podíamos fazer que Deus actua e traz a paz ao coração. Não é para nos fazer sofrer. Não é por sadismo, mas é porque aquilo que nós podemos fazer, Deus não faz. Ponhamos o nosso refúgio n'Ele, seguremo-nos na verdadeira âncora da alma, que é Jesus (Hebreus 6:18-19).
"Sede firmes, constantes e abundantes na Obra do Senhor" e todos nós, os que cremos no Nome do Filho de Deus, temos a vida eterna (I Coríntios 15:58; I João 5:13).