Marcos 10:45 Marcos 10:42-45
Como estou grato a Deus porque Ele nos mandou Jesus para servir e não para ser servido! É que o mundo precisa de servos e não de senhores, de trabalhadores, obreiros e não de mandantes.
Ele veio para servir e não para ser servido, por isso, escolheu a vetusta e humilde cidade de Belém para nascer, e não Jerusalém, a capital dos reis, sacerdotes e ricos. Teve por berço uma manjedoura e por primeiras visitas humildes pastores. Cresceu na desconhecida Nazaré da Galileia para aprender o ofício humilde de carpinteiro. Não escolheu popularidade e a ostentação dos grandes, mas identificou-Se com os pobres e humildes. Jesus veio para servir!
Quando quis iniciar o Seu ministério, Ele, que não precisava de ser baptizado, escolheu sê-lo nas águas do Jordão, por João Baptista, para que, n'Ele, se cumprisse toda a justiça (Mateus 3:15). Ele, que podia ter escolhido para apóstolos anjos, serafins, querubins, obedientes e corajosos, chamou para junto de Si homens de carácter dúbio, como Judas, homens irascíveis, como Pedro e Tomé, homens simples e rudes pescadores, como Tiago, João, André, homens de pouca fé, que não eram capazes de crer que o Mestre, que dormia no barco, era capaz de sujeitar o vento, domar as águas e trazer paz sobre o mar e sobre os seus corações. Ele veio para servir e não para ser servido.
Jesus veio para servir, trocando o tempo do sono e do lazer pelo trabalho até à exaustão. Trocou o tempo de convívio com os Seus, pela oração, a sós com Deus. Trocou o céu, onde era servido e adorado, pela terra onde veio servir, buscar e salvar o que se havia perdido.
Jesus serviu na terra aos homens, a todos os níveis - matou a fome aos famintos, libertou os homens de espíritos demoníacos, curou doentes, ressuscitou mortos, consolou tristes, deu alento e alívio aos desanimados, ensinou a vontade, a justiça e o amor de Deus. Ele serviu, dando a Sua vida na cruz para nossa salvação e nos abrir o caminho para a paz com Deus.
Jesus serviu para nos dar o exemplo. Amou-nos e serviu-nos até à morte e morte de cruz. Sigamos-Lhe o exemplo, amando-nos uns aos outros e servindo-nos uns aos outros como Ele fez por nós.