Marcos 10:50 Marcos 10:46-52
Tantas vezes dizemos: não tenho tempo para ir à Igreja; não tenho tempo para ensaiar no coro, nem para me preparar para ensinar na Escola Dominical, etc.. Não tenho tempo! Não acham que isto é "uma desculpa de mau pagador"? Claro que é, pois, de um momento para o outro, um acidente atira-nos para o hospital uma ou duas semanas e aí... logo temos tempo! Um AVC, e ficamos imobilizados por meses, ou mesmo para sempre, e aí... logo temos tempo! Por vezes, demasiado tempo!
Sempre devemos ter tempo para Jesus. Ele é o Senhor do tempo e, se Ele pede de nós um pouco de tempo, ou mesmo todo o tempo da nossa vida, devemos dar a Jesus o que Ele nos pede e fazer o que Ele nos manda.
Reparai no nosso texto de hoje. É a descrição do milagre da cura do cego Bartimeu (filho de Timeu), que, com todo o tempo da sua vida, se sentava a mendigar às portas da cidade de Jericó. Jesus passou por ali na Sua derradeira viagem para Jerusalém, como sempre, acompanhado por uma ruidosa multidão, que chorava, ria, zombava, fazia súplicas e dava louvores a Deus. Bartimeu, estranhando aquele bulício, perguntou o que era aquilo. Responderam-lhe que era Jesus de Nazaré que passava. O cego logo se levantou e começou a clamar: - "Jesus, Filho de David, tem misericórdia de mim". Talvez muitos o tivessem repreendido, pois o Mestre tinha mais que fazer e mais onde ocupar o Seu tempo.
Bartimeu não desistiu e Jesus, que veio para cuidar dos órfãos, das viúvas e dos injustiçados, logo o mandou chamar. Bartimeu não perdeu tempo e, lançando de si a capa e as miseráveis moedas que nela estavam, às apalpadelas, ou talvez guiado pelo ruído, correu para Jesus e pediu "Senhor, dá luz aos meus olhos, que eu tenha vista".
Jesus curou-o da sua cegueira. Não curou os que O seguiam apressados para que Ele resolvesse os seus problemas, para poderem voltar à sua vida de negócios. Curou Bartimeu, o cego, que estava há tanto tempo orando e suplicando a Deus por misericórdia.
Jesus tem sempre tempo para os que se Lhe dirigem e clamam por misericórdia. Jesus parou, Jesus esperou pelo cego. Jesus não estava apressado com outras coisas. Aquele era o Seu ministério, tratar dos pobres, dos doentes e injustiçados.
Jesus está a chamar-te. Está à tua espera para te curar e salvar. Será que tu tens tempo para Ele?Ou foste para os negócios desta vida, vender ou experimentar bois, casar ou ver campos? Jesus pode ir embora e nunca mais O encontrarás. Tens tempo, agora, para Jesus?